quinta-feira, 19 de maio de 2011

VI-VA!

É muito triste que não tenhamos tempo em meio às rotinas para dizer o que queremos e sentimos pras pessoas que estão perto de nós sempre.
O autor do post se encontra num momento um tanto quanto sensível, onde as emoções encontram-se à flor da pele e isso pra mim é algo bom uma vez que na maioria das horas me aprofundo em mim mesmo tentando resguardar de qualquer forma de manifestação exterior os meus sentimentos.
É tanta futilidade que nos preenche as 24 horas diárias que não achamos não ter tempo para dizer o necessário, para ler um livro que te vá acrescentar algo, para fazer algo de produtivo. Enfim me sinto livre dos grilhões televisivos que ocupavam tanto tempo e me faziam ficar vidrado em uma tela recebendo informações inúteis sem sentir, sem pensar, sem viver.
O computador ainda se faz bastante presente entretanto nesse se têm ao menos uma forma de interação social.. Não do jeito mais interessante, sentindo a química da outra pessoa, ouvindo a entonação da voz dela ao dizer o que está escrevendo pra você... Mas já é melhor do que a televisão.
Ando lendo vários livros em função da bolsa que consegui finalmente na faculdade e um deles, Los Ojos de la Piel, de Juhani Pallasmaa, me fez transcender: pensar e sentir a arquitetura com todos os sentidos humanos e passar a criticar a hegemonia da visão que nos vem aprisionando na sociedade atual desde o período clássico.
Uma das formas de prisão inclusive se dá nesse exato momento: mesmo que eu esteja escrevendo essas palavras, é algo completamente diferente de vocês, caros leitores, ouvi-las diretamente da minha boca. A oralidade anda se perdendo.
Que dizer então do tato, do olfato, do paladar? São sentidos nossos que estão com papéis tão secundários em relação à audição e - principalmente - a visão, que não temos mais a mesma forma de interagir com as outras pessoas.
A pose se faz onipresente, querer passar uma imagem para os outros e esses, por sua vez, julgar alguém partindo das roupas que tal pessoa usa, da forma do seu cabelo... Sem sequer conhecê-la... Um preconceito puro e onipresente atualmente de forma que não estamos mais conseguindo nos livrar disso.
Ver alguém fumando, de cabelos embaraçados e roupas sujas já deixa alguém com pré-conceitos incríveis sobre tal pessoa mas, uma vez que se transpassa essa barreira ocular pode-se ver claramente que tal pessoa tem muito a acrescentar... Todo mundo passa por vivências e formas de ação na vida que podem nos acrescentar algo, ninguém consegue ser 100% fútil ou desinteressante, mesmo que se esforce bastante para isso.
Queria apenas compartilhar esse momento com vocês: leitores do blog - que foram abandonados por vários meses sem poder curtir uma atualização constante.
Saiam, sintam o frio ou o calor, sinta o cheiro ruim ou bom da rua, pise na terra quando puderem, sintam a chuva, enfim... vivam! É disso que as pessoas estão precisando... É tanta vontade de se manter confortável o tempo todo que as pessoas esquecem um pouco disso e passam a viver em função de rotinas absurdas onde não se para nem um segundo para VIVER.
Ah, sei lá, viagei um pouco mas não tem problema não... Acho que deu pra passar a mensagem certa pra vocês ^^
Tenham bons dias.
A todos que leram esse post...
Muchas gracias :D

Nenhum comentário: