sábado, 10 de novembro de 2007

Cultura no Brasil

Olá meus queridos.

Hoje eu vou discutir com vcs um assunto bem interessante e que eu, particularmente, me interesso bastante: cultura.

Várias pessoas, em um momento de surto, ousam falar que aqui no Brasil não temos acesso à cultura ou que o governo nunca faz nada para que a cultura seja divulgada etc.

Ora, primeiro devemos ver o que realmente intende-se por cultura.

Se vc é um daqueles pseudo-cults que simplesmente acham que as "bandinhas" mais alternativas de cabelos longos e roupas hippie são marcas de cultura, por favor peço que continuem lendo porque realmente não é assim que a banda toca...



Aqui no nosso país temos marcas tão fortes de cultura que seria impossível falar de cultura brasileira sem citá-las... O sertanejo, o pagode, o forró, o axé, e até mesmo o golpel, o calypso, o funk, etc. são todas marcas culturais da massa brasileira que teve, num momento onde não tinha-se acesso aos instrumentos "nobres" classificados como cults, criaram seus próprios estilos segundo seu ambiente.


Então, falar que aqui no nosso país de cultura tão diversificada nós não temos acesso à cultura é besteira.

Se você está lendo esse texto é porque simplesmente você tem acesso a um computador ou tem poder aquisitivo suficiente para ter um próprio.. então você caro leitor não estaria incluso nas frasezinhas de "não tenho acesso à cultura".

Penso que todos temos cultura ao alcance das mãos, basta esticá-las. A questão da divulgação não é, vejamos, "problema" do governo.. mas sim dos próprios grupos artísticos que não fazem então questão da divulgação.

Esses dias estava vendo o Jornal Nacional e assisti a um pronunciamento do nosso ministro Gilberto Gil que falou que está sendo implementado o Cultura Mais, que garantirá o acesso de pessoas pobres (que com certeza não poderão estar lendo esse texto) à teatros, museus, cinemas e diversos outros ambientes culturais.


Então, meus queridos, vou pedir a vocês que comentem essa ideia que estou passando sobre a cultura no nosso país.

Não somos obrigados a ouvir as mesmas bandas ou as que nossos amigos ouvem... Vão atrás, pesquisem, ouçam estilos realmente alternativos e surpreendam-se.



Para todos os que leram esse texto enorme.
Muchas Gracias. :D

3 comentários:

Anônimo disse...

Eh isso aih Sir Will! Pode naum parecer, mas cultura eh um assunto polemico e que envolve muito senso comum tambem! (hehehe)
Continue debatendo essa nossa sociedade capitalista e a cultura do Brasilzão! uhauahauh
Fica na brisa!

André! disse...

A cultura é tão dificil de ser discutida, porque podemos abordá-la por vários ângulos e formas.
O importante
é ter cultura.
de todo e qualquer tipo
desde à leitura, musica, pinturas, etc e tal.
O importante é sentir o que o outro quer passar com seu trabalho. Esse trabalho que muitas vezes a gente nem ouve, porque o mundo capitalista não nos dá muita oportunidade de conhecer coisas da Noruega por exemplo.
Deve existir tanta coisa legal e viciante por aí.
Mas um dia tudo se ajeita.
Té mais!

Anônimo disse...

boa will...belo tema....eo gilberto gil...vai pedi afastamento do ministério.Segundo ele, de tanto flar nesse cargo, sua voz de cantor esta criando calos!!!!hahahaha....e o Brasil q se foda-se neh seu Gilberto!?!?!?!
Hj em dia parece que uma massificação de cultura está presente na nossa sociedade, uma vez que eu uso o msmo tenis que um cara lah nos eua usa, e q tb um cara lah da frança usa...por fla em frança, a greve lah parece infinita, fazendo lembrar bem as greves que ocorrem frequentemente aki no Brasil....até as graves estão fikando globalizadas!!!!!(ond vamos parar!!!)na frança, estão reclamando pela sua longa jornada de trabalho: 6 horas diárias....isto msmo, 6 horas, e os cara ainda reclamam...por isso q eu amo a cultura nacional, e defendo ao maximo tdu q é de origem nossa(menos os filmes feitos com o nosso dinheiro, patrocinados pela Petrobras!!),pois o brasileiro é um povo sofrido, ma q batalha diariamente, trabalhando cada vez mais para o seu sustento!!!
bem...tenhu tanta coisa pra dizer...mas vou parar por aki!!!!
até mais